Mãe faz alerta após usar medicamento comum em filho com catapora: ‘jamais deve ser dado’

PUBLICIDADE

A maioria das mães entram em desespero quando os filhos ficam doentes. A aflição é grande mesmo que aparentemente não seja nada tão grave. No entanto, algumas doenças são de tirar o sono de qualquer mãe. Uma delas é a catapora, que apesar de ser considerada uma doença comum na infância, pode apresentar complicações se não for tratada de maneira correta. 

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza a vacina contra a catapora de forma gratuita. A criança somente é imunizada com a primeira dose com um ano e três meses. Depois o reforço da vacina acontece aos quatro anos de idade.

Uma mãe passou um grande sufoco com o seu filho e resolveu compartilhar a história com outros pais para fazer um alerta. Hayley Lyon usou sua rede social para falar sobre o assunto. Ela disse que o filho teve catapora e os médicos indicaram o uso do ibuprofeno para aliviar os sintomas da doença.

O que a mulher não sabia era que o uso desse medicamento não é indicado no tratamento da catapora. O ibuprofeno jamais deve ser usado nesse caso, pois pode provocar uma piora do quadro clínico do paciente e foi justamente isso que ocorreu com o filho de Hayley. As consequências foram terríveis para o garoto fazendo com que as feridas ficassem bem piores.

O menino acabou desenvolvendo uma infecção bacteriana na pele. A inglesa somente descobriu que a causa da piora foi a medicação depois que levou o filho ao Hospital Alder Hey Children, em Liverpool. Os médicos disseram que o medicamento não deve ser usado nesse tipo de situação.

“Lá os médicos me explicaram que o ibuprofeno jamais deve ser dado quando a criança tem catapora porque ele pode fazer com que a ferida da catapora vá ainda mais fundo na pele”, disse a mãe.

Após receber o tratamento adequado, a criança conseguiu se recuperar completamente. Ele acabou ficando com algumas cicatrizes que ficaram mais visíveis devido à gravidade causada pelo uso do medicamento.