Cuidado! Google escuta você pelo smartphone e revela motivo

PUBLICIDADE

Nesta semana, o Google admitiu que escuta as pessoas através do smartphone, mas revelou que tem um bom motivo para isso. Segundo a empresa, alguns de seus funcionários escutam os áudios que são gerados quando a pessoa interage com o assistente de voz para que possam fazer uma análise, depois uma equipe faz uma revisão.

Em seguida é feita uma transcrição de ‘uma pequena quantidade de arquivos’ de áudios, segundo o Google tudo isso é para que a empresa possa desenvolver uma inteligência artificial mais eficiente, que seja capaz de entender melhor quais são as requisições que as pessoas estão fazendo.

Toda esta polêmica veio à tona depois que uma TV da Holanda divulgou uma matéria revelando tudo. O Google informou que um dos funcionários violou as políticas de informações e segurança ao deixar vazar áudios para a mídia e que o caso está sendo investigado para que a empresa possa tomar as providências cabíveis.

Um detalhe nesta história é que os arquivos de áudio não seriam associados a contas específicas, sendo assim, quando algum funcionário da empresa escuta o áudio, não sabe quem foi que falou e que somente 0,2% de todas as gravações são enviadas para análises.

“Nossos especialistas em linguagem revisam e transcrevem um pequeno montante de falas para nos ajudar a entender melhor as diferentes línguas. Essa é uma parte crítica para construir a tecnologia de reconhecimento de fala e é necessária para criar produtos como o Google Assistente”, informou a empresa.

Algumas pessoas não veem motivo de espanto nisso, mas há quem considere tudo isso um absurdo e invasão de privacidade. O Google não informou se pretende parar com esta prática, mas tudo indica que irá continuar.