Rompimento de barragem deixa população desesperada: ‘só deu tempo de pegar os documentos’

PUBLICIDADE

O governo da Bahia confirmou que a barragem realmente se rompeu nesta última quinta-feira (11), deixando centenas de pessoas desabrigadas. Ontem circularam informações de que a barragem havia transbordado devido às fortes chuvas, que têm caído na região; mas, na manhã de hoje, o governo estadual afirmou que realmente houve o rompimento da estrutura.

A assessoria de comunicação do governo da Bahia informou que alguns técnicos estiveram no local e constataram o rompimento da estrutura. Foi divulgada então uma nota informando que primeiro houve o transbordamento e posteriormente surgiram rachaduras nas laterais; e houve o rompimento parcial.

Foi programada uma nova vistoria na barragem para a tarde desta sexta-feira (12), de forma que os técnicos poderão fazer uma melhor avaliação e identificarem a extensão dos danos, além de providenciarem um relatório sobre a situação de outras barragens próximas a esta.

Mais de 500 pessoas estão desalojadas e uma mulher disse que estava no trabalho quando tudo aconteceu. ” Só que minha família não estava em casa. Meu pai estava em outra rua, em outro local. Aí, eu fui procurar ele, mas já era tarde demais. Só deu tempo pegar os documentos mais importantes e a nossa vida”, desabafou a jovem Raynara da Conceição Santos, de 23 anos.

Raynara é uma das moradoras da cidade de Coronel João Sá que teve a casa inundada pelas águas da barragem. Felizmente, até o momento não foram registrados nenhum caso de ferido ou desaparecido, mas são muitas as famílias que não têm para onde ir, pois perderam móveis, geladeiras, televisão e ainda não sabem se, quando a água baixar, poderão voltar para suas residências.