Vídeo: barragem se rompe e lama toma conta de cidade, deixando população desesperada

PUBLICIDADE

Na cidade de Pedro Alexandre, a cerca de 435 km de Salvador, na Bahia, uma barragem rompeu por volta da 11 horas de hoje; e a água, misturada com a terra, invadiu várias casas e segue um trajeto rumo a outras comunidades, que estão sendo alertadas pelas autoridades.

A Defesa Civil informou que fortes chuvas estão caindo na região do Rio do Peixe e que isto pode ter causado o rompimento da estrutura, mas ainda não há informações de feridos. Ainda não foi informado qual era a composição da barragem, por isso ninguém sabe até o presente momento se a lama é tóxica.

No vídeo abaixo é possível ver que a água arrasta tudo que encontra pela frente e as equipes de resgate estão trabalhando muito para retirar todo mundo das regiões onde a lama ainda irá atingir.

Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento“, disse Carla Leão, que é coordenadora da Defesa Civil da cidade.

A prefeitura irá disponibilizar várias máquinas para ajudar na remoção das lamas, e os funcionários irão trabalhar em regime de urgência, mas não há previsão de quando toda lama será retirada.

As famílias atingidas também não têm ideia de quando poderão retornar para suas casas, inclusive, porque ainda não sabe se a área atingida pela lama ficará contaminada e se isso acontecer, a situação será ainda mais complicada.