Urgente: barragem se rompeu na BA e causou grande estrago

PUBLICIDADE

Uma barragem se rompeu na manhã desta quinta-feira (11) na cidade de Pedro Alexandre, que fica cerca de 435 quilômetros de Salvador, na Bahia. A Defesa Civil alegou que as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixo contribuíram muito para que a barragem fosse rompida. A lama invadiu o povoado, no distrito de Quati.

Ainda não há informações sobre o tamanho da barragem, a quem ela pertence e nem qual o conteúdo. Por conta da lama, as estradas estão intransitáveis, dificultando o atendimento à população. A rodovia, que foi invadida pela lama, é a BR-235, que faz ligação entra a Bahia e Sergipe.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil da cidade, Carla Leão, algumas casas que ficam no povoado foram tomadas pela lama. Ainda não conseguiu contato os moradores, porque o povoado está ilhado e inacessível.

A Defesa Civil do local afirmou que o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso foi acionado para ajudar na região que foi vítima do rompimento da barragem. A coordenadora da Defesa Civil também falou que a maior preocupação no momento é com a cidade de Coronel João Sá, que fica localizada na rota em que a lama está indo. A prefeitura já está fazendo o trabalho de transferência dos moradores, levando-os para abrigos,

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na cidade de Pedro Alexandra há cerca de 16.695 moradores e em Coronel João Sá há cerca de 17,066 moradores. As cidades são separadas por aproximadamente 33km,

O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, por conta do rompimento da barragem as pessoas correm grande risco se permanecerem em suas casas. 

Posted by Carlinhos Sobral on Thursday, July 11, 2019

O prefeito Carlinhos sobral pede para que a população procure ajuda e disponibilizou em sua rede social um número de emergência e nomes de escolas que estão disponíveis para acolher a comunidade.

Posted by Carlinhos Sobral on Thursday, July 11, 2019

Segundo informações da prefeitura, os bairros que estão correndo risco de serem atingidos são: Beira Rio, Bonfim, José Antônio dos Santos, Santo Antonio, Galo, Barroquinha, além dos que estão próximos ao Rio do Peixe.