São Paulo e Rio de Janeiro poderão enfrentar secas, inundações e população ser castigada

PUBLICIDADE

Nesta última quarta-feira (10), pesquisadores fizeram uma revelação que deixou o mundo preocupado, pois, segundo os estudiosos, pelo menos um quinto das grandes cidades no mundo irão enfrentar terríveis condições climáticas até 2050, uma vez que as temperaturas continuarão elevando e com isso crescerá o risco de secas e inundações.

Os cientistas de clima do Crowther Lab, um grupo de pesquisa da ETH Zurick, que é uma das mais conceituadas universidades de ciência e tecnologia, fizeram a análise das condições climáticas de mais de 500 cidades, entre elas as capitais e grandes centros urbanos cuja população já passa de 1 milhão de habitantes.

Para chegar a esta triste conclusão, os pesquisadores levaram em consideração o atual clima destas cidades e projetaram como ficará o cenário se a temperatura subir meio grau. Vale lembrar que foi estabelecido no Acordo de Paris em 2015 que o piso da meta é de 1,5° Celsius. De acordo com os resultados da pesquisa, pelo menos 22% destas cidades enfrentarão condições climáticas como nunca viram antes nos próximos anos e a população passará por secas e monções mais intensas.

“É uma mudança de condições climáticas que provavelmente aumentará o risco de inundações e secas extremas”, disse Jean Francis-Basti, autor do estudo que vem causando grande preocupação. Um dado importante é que segundo a Organização das Nações Unidas, até o ano de 2050, cerca de 70% da população no mundo todo já estará morando em áreas urbanas.

São Paulo e Rio de Janeiro já enfrentam grandes problemas com a falta de água e também com as fortes chuvas. Se a situação piorar, a população será duramente castigada e as autoridades precisarão agir rapidamente.