in

Confira: truques incríveis para manter a casa sempre em ordem

Portal iG
Publicidade

Limpar a casa não é uma tarefa fácil, porém é extremamente importante manter os cômodos limpos e livres de problemas que podem causar mal à saúde. Apesar disso, por conta da correria do dia a dia, muitos acabam tendo dificuldades para encontrar tempo e ânimo para colocar a casa em ordem.

Ainda que o cenário não seja dos melhores, com alguns truques é possível limpar a casa e deixá-la organizada de maneira mais simples e eficaz. 

Publicidade

Para começar, é importante entender a diferença entre organização e limpeza. Uma casa organizada nem sempre está limpa e uma casa limpa nem sempre está organizada. Em resumo, tarefas como varrer o chão, aspirar, passar pano, lavar, esfregar e tirar o pó, fazem parte da limpeza, enquanto tarefas como dobrar os panos e colocar as coisas no devido lugar, fazem parte da organização. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não entendem a diferença.

Outro ponto importante para manter a casa sempre limpa e organizada é não esperar que a casa fique totalmente bagunçada para resolver fazer uma faxina. O ideal para pessoas com vida agitada é ir mantendo, fazendo as tarefas aos poucos, sem deixar que os serviços de casa se acumulem. Se sujou, lave; se tirou do lugar, coloque de volta; se quebrou, arrume ou jogue fora. Deixar para depois, mesmo as pequenas coisas, não é uma boa ideia. Muitas pessoas também tem o costume de saírem pendurando as roupas no banheiro, nas portas, nas cadeiras ou em outros móveis, deixando tudo para depois. Isso então vai se acumulando e tornando o serviço doméstico ainda mais exaustivo. Logo, procrastinar as tarefas apenas faz piorar a situação.

Publicidade

Ao colocar os objetos em seus devidos lugares, além de tê-los disponíveis de forma mais prática sempre que precisar, a pessoa não precisará mais perder tanto tempo os procurando todas às vezes que precisar.

Publicidade

Além disso, também é aconselhável evitar o uso de coisas que não são funcionais ou que são desnecessárias, como diversos enfeites, vários recibos de compra de pão ou outras coisas pequenas ou coisas do tipo. Tire um tempo para organizar os documentos em pastas, organizar os livros e revistas em um local específico e organizar enfeites que casem com a decoração. Isso evita o volume em gavetas e o acumulo de pó.

Esses pequenos gestos ao serem colocados em prática, contribuirá de forma realmente significativa para quem tem uma vida agitada e precisa de praticidade.

Publicidade

Leia Também

Bolsonaro permite mudanças nas cervejas: novos preços chamam atenção, qualidade pode mudar

Sônia Abrão afirma que foi agredida por equipe da Globo e desabafa: ‘algo selvagem’