7 problemas graves de saúde que suas mãos podem revelar e você provavelmente não sabia

PUBLICIDADE

A maioria das pessoas se preocupa em manter hábitos saudáveis para conseguir uma boa saúde. Para esse objetivo, é preciso manter uma alimentação rica em nutrientes, que possam suprir as carências exigidas pelo organismo.

Por isso é importante prestar atenção nos sinais que o corpo dá quando tem alguma coisa errada acontecendo. Muita gente não sabe, mas é possível identificar problemas de saúde através de indícios do organismo. A correria diária e o excesso de trabalho fazem com que muitas pessoas não percebam que possa existir algo errado.

Confira sete sinais de deficiências nutricionais e problemas de saúde que suas mãos podem revelar.

Tireoide

Problemas com a tireoide são muitos sérios, pois a glândula é extremamente importante para o funcionamento do corpo. O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) pode deixar sinais evidentes nas mãos, deixando elas mais secas e avermelhadas. Já no caso do hipotireoidismo (tireoide pouco ativa), as mãos tendem a ficar mais frias.

Carência nutricional

Unhas quebradiças e fracas pode ser um indicativo de falta de vitaminas importantes no organismo. Entre elas, as vitaminas A, C, biotina e deficiência de Zinco. Além disso, pode ser sinal de falta de cálcio e até mesmo de proteínas.

Hiperidrose

Suor excessivo sem motivo aparente pode indicar hiperidrose. O problema costuma ter causa genética e começa a ter a sua manifestação já na infância e juventude.

Problemas no coração

A força exercida quando se fecha as mãos pode revelar como está a saúde desse órgão tão nobre que é o coração. A força muscular enfraquecida pode ser um fator de risco e indicar problemas relacionados a circulação sanguínea.

Mal de Parkinson

Ficar com as mãos tremendo, agitadas, mesmo quando está repousada, pode ser um indício do mal de Parkinson. O sintoma é diferente da tremedeira que algumas pessoas sofrem em um momento de estresse ou mesmo pelo consumo de cafeína e álcool.

Anemia

A anemia é um problema de saúde que abaixa os níveis de glóbulos vermelhos no sangue. As mãos pálidas pode ser um indicativo de anemia.

Eczema

Coceira frequente, mãos ásperas e erupções na pele que aparecem mesmo quando se hidrata as mãos. Esses sintomas são indicativos de eczema e é necessário procurar a ajuda de um profissional. A eczema também pode provocar sangramento da pele, bolhas e rachaduras que são bastante dolorosas.