Após terremoto, tsunami pode causar destruição na Indonésia e população se desespera

PUBLICIDADE

Neste domingo (07), um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a costa nordeste de uma ilha na Indonésia, a Sulawei e segundo o USGS – Serviço Geológico dos Estados Unidos, pode ser que haja um tsunami, por isso o sinal de alerta foi emitido.

Pelo menos oito cidades que ficam próximas ao epicentro do terremoto foram avisadas de que um tsunami poderia causar grande destruição na região e pro isso todos deveriam ficar em alerta máximo para evitar que vidas fossem perdidas.

O terremoto foi no mar a uma profundidade de mais de 35 quilômetros e em seguida vieram diversas réplicas de menor intensidade, segundo a agência de geofísica da Indonésia. Segundo um porta-voz informou à Reuters, mesmo depois de uma hora que houve o terremoto, a agência preferiu não suspender o alerta de tsunami porque é grande o risco de que o fenômeno possa atingir parte da região.

“Não o encerramos porque ainda estamos monitorando as medidas das ondas altas, embora nenhuma tenha sido registrada ainda”, informou um funcionário da agência BMKG.

Vários moradores das cidades que poderiam ser atingidas pelo tsunami ficaram em pânico e arrumaram suas coisas rapidamente para uma possível fuga. As autoridades pediram que ninguém ficasse esperando e já se encaminhassem logo para as regiões mais altas e depois, caso não houvesse o tsunami, voltassem para suas residências.

Como o alerta ainda não foi cancelado, muitas pessoas estão aguardando uma posição das autoridades para que possam voltar para casa. As agências de monitoramento continuam acompanhando tudo para evitar uma tragédia na região.