in

Caso Odebrecht: procurador Renan Miguel Saad é investigado novamente

Reprodução: Veja
Publicidade

Depois de ser preso pela suspeita de ter recebido propina da Odebrecht para alterar o traçado do metrô do Rio de Janeiro, o procurador Renan Miguel Saad é investigado agora por outra irregularidade. Dessa vez, é por causa da dispensa de licitação da obra do teleférico do Complexo do Alemão.

Há três anos o teleférico deixou de cruzar as pelo menos dezesseis comunidades do Complexo do Alemão na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mesmo parado o serviço de bondinhos voltou a ser notícia, mas por suspeita de corrupção.

No alvo da denúncia esta o procurador do estado Renan Miguel Saad. Preso há cinco dias pela Lava Jato, ele é acusado de receber propina da Odebrecht de mais de 1 milhão de reais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Saad teria autorizado a mudança do traçado da linha 4 do metrô, o que elevou em onze vezes o custo da obra, chegando a quase 10 bilhões de reais. Dessa vez, Ricardo Saad é investigado pela procuradoria e pelo tribunal de contas do Estado por uma suposta fraude envolvendo um outro meio de transporte.

O procurador assinou um parecer em 2011 que recomendou a dispensa de licitação para concessão do teleférico encontrado de 216 milhões de reais. Na época, a SuperVia que também era administrada pela Odebrecht explorava o serviço dos bondinhos.  

De acordo com especialistas, se for comprovado a dispensa da licitação o procurador pode responder pessoalmente pelo crime. Devido a sua prisão, Saad atualmente está afastado do cargo de Procurador Geral do Estado. A PGE até o momento ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A defesa do procurador nega as acusações.

Publicidade
Publicidade
RAFAEL F

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.