Galo é processado por cantar; vizinhos alegam que já não aguentam mais ouvi-lo toda manhã

PUBLICIDADE

Maurice é o nome de um galo que tem 4 anos de idade e vive em Rochefort, na França, mas já está famoso em vários países graças a uma polêmica em que se envolveu. É que toda manhã o galo acorda bem cedo e começa a cantar com toda vontade, como se quisesse acordar a vizinhança toda e aliás, é isso que ele tem feito.

Na Ilha de Oléron, sudoeste da França, Maurice cumpre sua função diariamente, que é cantar antes mesmo do sol aparecer, mas a questão é que tem muitos vizinhos reclamando que eles acabam sendo acordados pela ave. A situação ficou tão complicada que acabou indo parar na Justiça e agora estão querendo proibir o galo de cantar.

Os vizinhos resolveram levar Maurice ao tribunal por acharem que ele não tem o direito de ir acordando a vizinhança inteira e que alguma providência deveria ser tomada. O galo pertence a um casal de aposentados e eles foram a julgamento, acusados de ‘perturbação anormal do bairro’.

No dia 5 de setembro será conhecido o resultado da ação civil e enquanto os vizinhos torcem para que o juiz possa ser compreensível com aqueles que querem dormir um pouco mais, o casal de idosos espera que a Justiça não proíba o galo de cantar.

Corinne Fesseau, que é a dona da ave, lançou uma petição: ‘É preciso salvar Maurice, o galo da Ilha de Oléron’. Ela diz no documento que não é possível proibir o canto das aves e já conta com mais de 120 assinaturas de pessoas do mundo todo.

Um deputado da região resolveu apoiar o galo e pretende propor uma lei que torne os sons rurais um patrimônio nacional. Até o prefeito da cidade já se manifestou a favor do galo e todos agora esperam ansiosos pela decisão da Justiça.