Fim dos tempos? Quatro asteroides estão em rota de colisão com a Terra e preocupa até ONU

PUBLICIDADE

As chances de um asteroide de grandes proporções atingir a Terra não é levada muito a sério pela população. Sendo assim, a ONU (Organização das Nações Unidas) se mostrou preocupada com isso e criou até uma data para que as pessoas se conscientizem sobre o acontecimento de algo que pode ser potencialmente catastrófico.

O Dia Internacional do Asteroide é comemorado no dia 30 de junho, como forma de celebrar este dia, foi preparada uma lista que apresenta quatro asteroides que tem grande chance de colidir com a Terra por estar em rota de colisão.

1979 XB

Essa rocha espacial se move a cerca de 70 mil km/h e se aproxima da Terra em quase 30 km/s. é uma rocha de grandes proporções e que pode atingir até 900 metros de diâmetro, caso ela caia sobre a Terra as consequências seriam devastadoras. Ele está em segundo lugar na lista da Agência Espacial Europeia dos objetos mais perigosos.

2010 RF12

Essa rocha pesa 500 toneladas e tem sete metros de diâmetro. Ela também está na lista da ESA, mas é estimado que ele não atinja o planeta até o fim deste século, porém, se isso acontecer, seu impacto seria menor que o que aconteceu na Rússia em 2013.

Apophis

Esta rocha tem tamanho de cerca de quatro campos de futebol e está a 200 milhões de km de distância, se aproximando a 0,5 km/s. Estima-se que ele chegue a apenas 31 mil km do planeta no dia 13 de abril de 2029. Uma distância 10 vezes menor do que a Terra tem da Lua.

2000 SG344

A previsão de impacto com o Planeta Terra é para as próximas três ou quatro décadas, mesmo tendo apenas 50 metros de diâmetro, ele é duas vezes maior do que o corpo celeste que caiu em Chelyabinsk no ano de 2013.