Doença de Gusttavo Lima é mais grave que parece e pode até matar

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 3 de junho, o cantor Gusttavo Lima acabou deixando parte dos seus fãs tristes, após uma internação. O artista está se tratando  em um hospital de Goiânia, como confirma a coluna do jornalista Léo Dias, do UOL. De acordo com as primeiras informações, Gusttavo está com uma forte gripe, associada a outros sintomas.

Entre eles, estaria uma forte infecção na garganta do artista. Apesar da internação, a assessoria do artista nega que ele vá cancelar apresentações. Ele tinha, por exemplo, um show programado para esta noite. A apresentação está mantida. Apesar de muitos acharem a gripe uma doença bobinha, acredite, esse é um dos problemas que mais mata em todo o planeta. 

Mesmo com diversas campanhas de vacinação, segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 5 milhões de pessoas todos os anos vão ter gripe grave. Isso significa que elas terão graves consequências, em virtude do problema de saúde. 

Muitas vezes, essas pessoas não procuram rapidamente o sistema de hospitais, o que agrava a situação. Isso seria um dos motivos para explicar as 650 mil mortes registradas anualmente de gripe. 

Segundo médicos infectologistas, a doença é de fácil prevenção: uma dose de vacina por ano protege, em média, 50% dos que foram imunizados — o restante, mesmo se for contaminado, sofrerá sintomas menos severos.
Essa cobertura, no Brasil, é privilégio das camadas consideradas mais frágeis da população,  como os idosos. Acredita-se que com a maior cobertura da vacinação esse número de mortes possa diminuir.