in

Homem que matou tia e arrancou coração dela vai passar por audiência de custódia

Arquivo Pessoal Maria Zélia / Polícia Civil
Publicidade

Crimes chocantes acontecem aos montes em todo o Brasil. Nesta terça-feira (2), um homem identificado como Lumar Costa da Silva, de 28 anos, matou a própria tia, Maria Zélia Cosmos, de 55 anos, e arrancou o coração dela.

O crime ocorreu na cidade de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. O crime cruel chamou a atenção do delegado que cuida do caso e de toda a população de Sorriso.

Procedimento comum no Brasil e em outros países, o suspeito deve passar por audiência de custódia. A audiência é um ato do direito processual. Nesse caso, o preso em flagrante é ouvido por um juiz em um período máximo de 24 horas de sua prisão. O magistrado verifica se não houve ilegalidade na prisão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alguns casos, a audiência de custódia pode servir para determinar que o preso seja solto, mas a resolução 213/15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve dificultar que isso aconteça no caso de Lumar Costa da Silva.

De acordo com o delegado, ele estava transtornado quando foi preso. Além disso, o crime é chocante. Além de ter arrancado o coração da tia, provavelmente, com ela viva, ele ainda colocou o órgão em uma sacola e entregou para uma prima, filha da vítima.

A audiência de custódia tem diversos críticos no Brasil, inclusive o Presidente da República. Em janeiro, Bolsonaro publicou um vídeo que em dois presos se agrediam, e, segundo ele, a dupla pretendia dizer para o juiz que ambos foram agredidos pelos policiais.

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, apresentou um projeto que colocaria fim nessas audiências.

Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!