Homem que matou tia e arrancou coração dela vai passar por audiência de custódia

PUBLICIDADE

Crimes chocantes acontecem aos montes em todo o Brasil. Nesta terça-feira (2), um homem identificado como Lumar Costa da Silva, de 28 anos, matou a própria tia, Maria Zélia Cosmos, de 55 anos, e arrancou o coração dela.

O crime ocorreu na cidade de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. O crime cruel chamou a atenção do delegado que cuida do caso e de toda a população de Sorriso.

Procedimento comum no Brasil e em outros países, o suspeito deve passar por audiência de custódia. A audiência é um ato do direito processual. Nesse caso, o preso em flagrante é ouvido por um juiz em um período máximo de 24 horas de sua prisão. O magistrado verifica se não houve ilegalidade na prisão.

Em alguns casos, a audiência de custódia pode servir para determinar que o preso seja solto, mas a resolução 213/15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve dificultar que isso aconteça no caso de Lumar Costa da Silva.

De acordo com o delegado, ele estava transtornado quando foi preso. Além disso, o crime é chocante. Além de ter arrancado o coração da tia, provavelmente, com ela viva, ele ainda colocou o órgão em uma sacola e entregou para uma prima, filha da vítima.

A audiência de custódia tem diversos críticos no Brasil, inclusive o Presidente da República. Em janeiro, Bolsonaro publicou um vídeo que em dois presos se agrediam, e, segundo ele, a dupla pretendia dizer para o juiz que ambos foram agredidos pelos policiais.

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, apresentou um projeto que colocaria fim nessas audiências.