Quando você souber disso nunca mais vai limpar os ouvidos com cotonete

PUBLICIDADE

Os cotonetes são muito utilizados atualmente para a retirada de cera dos ouvidos. Por seu comprimento, eles são capazes de chegar em uma parte profunda, removendo quase toda a sujeira. Mas o que muitos não sabem é que o hábito de limpar os ouvidos com essas hastes de algodão podem prejudicar muito a saúde, em especial a audição.

Por mais que se sinta uma sensação de bem estar após passar o cotonete nos ouvidos, posteriormente é possível que haja, entre outros sintomas, a perda da audição e sensação de tontura. Isso porque, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, o objeto pode acabar perfurando o canal auditivo e o tímpanos.

Além disso, não é aconselhável retirar a cera produzida no ouvido, levando em consideração que ela tem funções extremamente importantes, como a proteção e a lubrificação dessa parte tão delicada do corpo. Quando alguma sujeira tentar entrar na parte interna do órgão, ela logo gruda na cera, que é bastante pegajosa.

Outro motivo para não remover a proteção, é que ela sairá sem que seja necessário fazer a limpeza. Durante a mastigação e até mesmo o bocejo, a cera é empurrada para fora de forma natural, possibilitando que, enquanto o indivíduo tome banho, ela saia sozinha.

Segundo o doutor James Battey, do Instituto de surdez dos Estados Unidos, é possível que, enquanto uma pessoa tenta remover cera com cotonete ou outro utensílio semelhante, ela acabe colocando-a ainda mais fundo no ouvido, o que poderá lhe causar um problema de surdez no futuro.