in

Quando você souber disso nunca mais vai limpar os ouvidos com cotonete

Fatos Desconhecidos
Publicidade

Os cotonetes são muito utilizados atualmente para a retirada de cera dos ouvidos. Por seu comprimento, eles são capazes de chegar em uma parte profunda, removendo quase toda a sujeira. Mas o que muitos não sabem é que o hábito de limpar os ouvidos com essas hastes de algodão podem prejudicar muito a saúde, em especial a audição.

Por mais que se sinta uma sensação de bem estar após passar o cotonete nos ouvidos, posteriormente é possível que haja, entre outros sintomas, a perda da audição e sensação de tontura. Isso porque, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, o objeto pode acabar perfurando o canal auditivo e o tímpanos.

Além disso, não é aconselhável retirar a cera produzida no ouvido, levando em consideração que ela tem funções extremamente importantes, como a proteção e a lubrificação dessa parte tão delicada do corpo. Quando alguma sujeira tentar entrar na parte interna do órgão, ela logo gruda na cera, que é bastante pegajosa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Outro motivo para não remover a proteção, é que ela sairá sem que seja necessário fazer a limpeza. Durante a mastigação e até mesmo o bocejo, a cera é empurrada para fora de forma natural, possibilitando que, enquanto o indivíduo tome banho, ela saia sozinha.

Segundo o doutor James Battey, do Instituto de surdez dos Estados Unidos, é possível que, enquanto uma pessoa tenta remover cera com cotonete ou outro utensílio semelhante, ela acabe colocando-a ainda mais fundo no ouvido, o que poderá lhe causar um problema de surdez no futuro.

Publicidade
Publicidade
Aurilane Alves

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral. Pode entrar em contato comigo por meio do Instagram @paolla.evellyn