Eclipse solar poderá ser vista nesta terça-feira e muitos falam em fim do mundo

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, dia 2 de julho, os brasileiros poderão acompanhar mais um eclipse solar, que é quando a lua se interpõe entre o planeta Terra e o Sol. Entretanto, o eclipse não será visto em todo território nacional e do Brasil será possível ver o eclipse de forma parcial.

No Chile e na Argentina é que a visualização será total.

Quanto mais ao sul do Brasil a pessoa tiver, melhor será a visualização do eclipse desta terça-feira. No Rio Grande do Sul, por exemplo, será possível ver o sol sendo encoberto em mais de 40%. Porém, no estado de São Paulo, será de apenas 28% a parte do sol encoberta pela lua.

Outra questão que precisa ser levada em conta é o horário, pois em São Paulo o eclipse solar começará por volta das 17 horas e às 17h30 será o auge do fenômeno. A melhor forma de conferir o eclipse hoje é ir para um lugar alto e com a visão desimpedida.

Mas é muito importante ressaltar que olhar diretamente para o sol é extremamente prejudicial para a visão, por isso a dica é usar um vidro de máscara de solda número 14, que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens.

Fim do mundo?

Na antiguidade, o eclipse assustava as pessoas e muitos achavam que seria o fim do mundo, mas logo os estudiosos descobriram o que significava aquele fenômeno no céu.

Mesmo assim até os dias de hoje, ainda há quem associe o eclipse a alguma premonição, envolvendo algo terrível. Na antiguidade, o sumiço do sol indicava que poderia haver alguma catástrofe, mas hoje todos sabem que não é nada disso.