Conheça 7 novelas brasileiras que fizeram muito sucesso no exterior

PUBLICIDADE

As novelas brasileiras não são apreciadas só pelo público do país. Desde a década de 70 que o Brasil se tornou um dos maiores exportadores de novelas do mundo, assim como o Chile, Colômbia, México e Estados Unidos.

Algumas novelas brasileiras são tão apreciadas pelos estrangeiros, que já até ganharam remake, como o Bem Amado, que foi regravada no México com atores locais. Abaixo listamos sete desses grandes sucessos que também bombaram em audiência em terras estrangeiras.

A Vida da Gente (2011)

A trama de Lícia Manzo surpreendeu a todos, pois além de ter excelentes índices de audiência quando foi exibida pela TV Globo, também bateu recordes de audiência no exterior. A novela foi exibida em mais de cem países, fazendo sucesso inclusive nas Filipinas, Equador, México e Colômbia.

Verdades Secretas (2015)

Essa trama exibida no horário das 23h foi sucesso absoluto no Brasil e no exterior também garantiu seu lugar ao sol. A novela tinha cenas pesadas de nudismo e consumo de drogas, motivo pelo qual foi reeditada e compactada para exibição em alguns países mais conservadores. No México, foi exibida pela TV Azteca, principal concorrente do grupo Televisa.

Avenida Brasil (2012)

Essa produção é como A Usurpadora do Brasil, sendo reprisada em outros países e sempre com boa recepção do público. E a culpa desse sucesso não é só da Rita. A vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves, também tem parte da responsabilidade pelo sucesso da trama.

Quando exibida no Brasil, a novela batia recordes de audiência e seu último capítulo pareceu mais dia de jogo da Copa do Mundo, tamanho o entusiasmo do público com o desfecho da história. Foi vendida para mais de 130 países e exibida tanto no período noturno quanto a tarde.

Os Dez Mandamentos (2015)

A primeira novela bíblica não só da TV brasileira, mas do mundo, chamou bastante atenção por onde passou. Além de conseguir a proeza de ganhar da TV Globo em audiência durante sua primeira exibição, a novela também teve sucesso avassalador em outros países, como Estados Unidos e Chile.

Além disso, ganhou vários prêmios internacionais. As duas temporadas da trama fizeram grande sucesso, mas a primeira chamou ainda mais a atenção, sendo notícia inclusive em países que não adquiriram o direito de exibição. Dentre os países que viram a história de Moisés estão o Japão, Guatemala, Polônia e Argentina.

A Escrava Isaura (1976)

A novela foi produzida duas vezes pela TV brasileira. Em 1976, a versão original protagonizada por Lucélia Santos, foi exportada para mais de 80 países. A trama era tão interessante para o público estrangeiro que em Cuba o governo cancelou o racionamento de energia para que ninguém deixasse de ver o desfecho da história. Lucélia Santos chegou até a fazer trabalhos na China devido ao sucesso de A Escrava Isaura por lá.

Amor à Vida (2013)

Essa novela foi motivo de sucesso e de polêmica no Brasil. Isso porque o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira aconteceu no último capítulo da trama. No exterior, a novela fez sucesso, ganhando um novo nome nas versões exibidas em países que falam espanhol ou francês: Rastros de Mentira. O nome faz ainda mais sentido, já que a história se baseia em consequências de mentiras, em especial as criadas pelo vilão Felix.

O Clone (2001)

A história estrelada por Murilo Benício e Giovanna Antonelli chamou a atenção do mundo, sendo exibida em dezenas de países, como República Dominicana, Polônia, Ucrânia, Peru e Costa Rica.
A trama também ganhou remake internacional.