Robôs tomarão 20 milhões de empregos até 2030, diz pesquisa

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Oxford Economics, destaca que no próximos 10 anos, as máquinas ocupem em torno de 20 milhões de empregos formais em todo o mundo. As regiões menos desenvolvidas, que tendem a ter economias mais fracas e taxas de desemprego já altas, são muito mais vulneráveis ​​à perda de empregos. 

O estudo foi baseado depois de serem analisadas sete economias mundiais, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Coréia do Sul e Austrália. Desde 2000, cerca de 1,7 milhão de empregos industriais já foram perdidos para robôs, incluindo cerca de 400.000 na Europa, 260.000 nos EUA e 550.000 na China. O estudo observou que a taxa em que os robôs estavam substituindo empregos vinha aumentando constantemente, com o estoque global de robôs industriais mais do que duplicando desde 2010.

“A revolução da robótica está acelerando rapidamente, à medida que avanços tecnológicos em ritmo acelerado convergem. O resultado transformará o que os robôs podem fazer nas próximas décadas e sua capacidade de assumir tarefas que os humanos fazem agora”, explicou James Lambert, um dos líderes. autores do estudo e Diretor de Consultoria Econômica para a Ásia na Oxford Economics.

O estudo também previu, que o uso de robôs nas indústrias de serviços aceleraria acentuadamente nos próximos cinco anos, impulsionado pelos avanços em inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e engenharia.

“Governos, formuladores de políticas, empresas e indivíduos precisam pensar muito agora sobre essa onda de mudanças impulsionadas pela tecnologia e todos nós precisamos nos preparar para o que equivale a uma nova revolução industrial”, acrescentou Lambert.