in

Afinal, quanto de água devemos beber por dia?

Safe Drinking Water Foundation
Publicidade

A água é uma fonte de vida e todos sabemos como é importante mantermos uma boa hidratação. Para isso, a água é determinante, mas atualmente vem se falando cada vez mais sobre o tomar água e seus benefícios. Por uma boa saúde, para manter a pele mais bonita e até para perder peso, sempre se aconselha beber mais água. Mas, será que não tem um limite do quanto de água? Ou será que quanto mais água se tomar, será melhor?

Água hidrata o corpo

De acordo com as diretrizes da União Europeia, não é bem assim e nem essa regra dos dois litros ou oito copos por dia é válida para todas as pessoas. Certo é que a água faz realmente muito bem, mas não existe toda essa necessidade de passar o dia forçando para tomar mais água. Nesse sentido, confiar na sede pode ser o melhor dos conselhos. O nosso corpo deve saber quando pedir água.

Depois, tem alguns sintomas que mostram que não estamos tomando água suficiente. Uma urina amarela, secura na boca, cansaço, tontura, urinar poucas vezes no dia e, essencialmente, sentir sede, são os sinais que indiciam que nosso corpo está desidratando e que precisa de mais água.

Publicidade

Normalmente, o cérebro humano deteta quando o corpo está desidratado e a pessoa sente sede, devendo beber água nesse momento. E esse seria o benefício maior da água no organismo humano: evitar a desidratação, se bem que algumas pesquisas revelam que o consumo de água pode ajudar no controle do peso, mas com algumas reservas.

Publicidade
Publicidade

“A ideia de que se entupir de água antes da refeição elimina peso não está bem sustentada”, diz Barbara Rolls, professora de medicina intensiva da universidade UCL. A água poderia ajudar no emagrecimento, mas mais como um diurético ou na substituição de bebidas açucaradas, que realmente, engordam bem mais do que tomando água.

Afinal, quanto devemos tomar por dia?

Portanto, de acordo com os especialistas, as pessoas devem ‘ouvir’ seu corpo e tomar água quando dá sede. Porém, quem não acredita nas indicações de seu corpo pode realmente seguir as orientações oficiais e de acordo com as recomendações da Saúde britânica, cada pessoa deve tomar entre seis a oito copos de líquido por dia.

Nesse sentido, não está sendo contabilizado somente a água, como ainda outras bebidas. As mais recomendadas são a água, leite, bebidas não açucaradas, chá ou café e todas elas contam para uma boa hidratação.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade