in

Pai e filha morrem afogados ao tentar entrar nos EUA, imagem viraliza e causa desespero

Arte / Diogo Marcondes (foto: Julia Le Duc)
Publicidade

O sonho americano pode se tornar pesadelo. Circula pelas redes sociais e por sites e jornais de todo o mundo: a imagem do pai e filha que morreram afogados tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos.

Publicidade

A imagem é forte e mostra o homem e a menina, de bruços, afogados. Nas redes sociais, milhares de internautas estão comentando a imagem e o drama vivido por milhares de pessoas que tentam migrar em todo o mundo, nos últimos anos.

Publicidade

Por conta de sua posição econômica e as oportunidades que pode oferecer, os Estados Unidos se tornam um destino cobiçado, mas é difícil entrar no país de Donald Trump.

Óscar Alberto Martínez Ramírez e a pequena Angie Valeria Martínez Ávalos, de apenas 1 ano e 11 meses, eram de El Salvador. Os dois dois morreram afogados ao tentar atravessar o Rio Grande, na divisa do México com os Estados Unidos.

Publicidade

“Eu disse a ele para não ir atrás do sonho americano, que não era fácil cruzar a fronteira pelo rio”, lamentou Rosa María Ramírez, mãe de Óscar e avó de Angie, em entrevista a um jornal de El Salvador.

Rosa afirmou que o filho viajou para juntar dinheiro para construir uma casa. Eles ficaram um tempo no México e depois viajaram para os Estados Unidos. Além do pai e da filha, a esposa Vanesa também estava junto.

Ela contou que Óscar atravessou com Angie Valeria, deixou a menina às margens do Rio do outro lado e voltou. O objetivo era atravessar com Vanesa. A menina, porém, pulou na água atrás do pai. Ele voltou para resgatá-la e a correnteza arrastou os dois.

A imagem que viralizou foi feita por Julia Le Duc, do The Guardian. A foto é muito forte e quem tiver curiosidade pode vê-la nas redes sociais – Facebook, Twitter e até Instagram.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator do i7 Network.

Homem sobrevive um mês preso em toca de urso: ‘ele me guardou como comida para o futuro’

Assassino de ator do SBT é acusado de mais um crime; e o que ele fez é um absurdo