Calendário do PIS/Pasep 2019/2020 será divulgado em breve

PUBLICIDADE

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) planeja anunciar o calendário para pagamento dos benefícios PIS/PASEP. A estimativa é que entre os meses de junho a julho, seja divulgado as tabelas com as datas para os saques.

Ainda de acordo com informações do Codefat, os beneficiários nascidos entre os meses de julho a dezembro deste ano, devem receber o abono ainda em 2019.  

Para os nascidos entre os meses de janeiro a julho, o benefício será quitado no primeiro trimestre de 2020. Segundo a reforma da previdência, o governo impôs uma medida que determina que o abono fique restrito aos beneficiários que ganham por volta de um salário mínimo.  

A medida vem gerando grande repercussão pelos bastidores do Congresso Nacional, atualmente tem direito ao benefícios os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. Segundo o relatório no congresso,o texto original foi alterado, pois de acordo com a nova medida, o governo pretende beneficiar com o abono, apenas trabalhadores considerados de baixa renda, esse montante é equivalente a 1.364,43 em valores atuais. 

Abono salarial  

Sabe-se que o abono salarial é um direito que a pessoa inscrita no Pis ou no Pasep tem em receber uma compensação financeira pelo tempo de carteira assinada. Tem direito ao benefícios, os trabalhadores que trabalharam com carteira assinada nos últimos cinco anos e trabalharão no período de 30 dias em 2018.

A partir do dia 24 de junho, os interessados já podem consultar o aplicativo Caixa Trabalhador, acessar o site da Caixa  Econômica Federal, ou por meio da central de atendimento 008 726 0207.