Band deve parar de exibir novelas turcas e investir só em produções portuguesas

PUBLICIDADE

A Band inovou ao decidir exibir séries turcas em formato de novelas há alguns anos. Desde Mil e Uma Noites, primeira produção turca exibida no Brasil e transmitida duas vezes pela emissora, outras tramas turcas ganharam espaço no horário nobre do canal do Morumbi, como Ezel, Amor Proibido e Fatmagül.

Todas as produções turcas exibidas pela emissora paulista ganharam ampla edição, como destaque para o rosto ’embaçado’ de um personagem morto no último capítulo de Ezel.

O tempo de duração das novelas turcas também foi esticado ao máximo na tela da Band. A série Ezel, por exemplo, originalmente tem 71 capítulos divididos em duas temporadas, mas na versão da Band teve mais de 200 capítulos, alguns deles, de apenas 20 minutos.

Agora a Band já exibe teasers da novela portuguesa, Ouro Verde, que substituirá Minha Vida dentro de algumas semanas, em data a ser definida, mas com a garantia de que entra na grade de programação em julho. A trama lusitana conta com alguns atores brasileiros no elenco e ganhou dublagem em português do Brasil.

A novela Ouro Verde foi escrita por Maria João Costa, que em Portugal é conhecida como uma Gloria Perez lusitana, devido a criatividade e prestigio no mundo da teledramaturgia. A trama Ouro Verde ganhou um prêmio no Emmy Internacional 2018, evento anual que já premiou novelas e séries globais, como Totalmente Demais, Caminho das Índias e Verdades Secretas.

A Band ainda não emitiu uma nota oficial sobre o fim das tramas turcas, mas esse momento já era esperado, pois a audiência para o horário é baixíssima, fazendo com que apenas os patrocinadores que surgem no intervalo comercial mantenham as novelas no ar.

Definitivo ou não, é fato que a Band deve testar se a novela portuguesa atrai mais audiência e patrocinadores do que as tramas turcas, que possuem um público muito reduzido e não permitem ganhos extras para o horário. Se for pelo elenco e até a trilha sonora, que no Brasil ficou com o cantor Daniel, a trama já tem vantagens para atrair o público de novelas nesse horário.