Notícia de que hackers espionam usuários de site adulto pela webcam causa pânico na web

PUBLICIDADE

Recentemente começou a circular na web, uma notícia que deixou muitos internautas preocupados, principalmente aqueles que costumam acessar um site adulto. A reportagem dava conta de que o suposto hacker além de acessar o site, ficou espiando os usuários através de sua webcam.

Esse hacker também poderia ter acesso a informações pessoais salvas no computador da pessoa, mas o que preocupou mesmo foi o fato dele ter acessado a webcam do computador ou notebook da pessoa, ou até mesmo do smartphone e visualizado o rosto da pessoa que estava navegando pelo site destinado exclusivamente ao público adulto.

E a polêmica não parou por aí, o tal hacker ainda estaria enviando e-mail para as vítimas avisando que gravou imagens dela enquanto acessava o site e divulgaria tudo na internet se a pessoa não pagasse um determinado valor. Muitos internautas logo começaram a questionar se a notícia seria verdadeira ou falsa, mas muitos até pensaram em pagar o valor pedido para não arriscarem a ter a imagem divulgada na web.

Porém, estes internautas podem ficar tranquilos porque o site e-Farsas fez um levantamento e descobriu que tudo isso é mentira, o site exclusivo para o público adulto não foi invadido por nenhum hacker e nenhum usuário teve imagem gravada pela webcam.

Esse tipo de e-mail é conhecido por ‘sextortion’, ou seja,a prática de extorsão através de fotos ou vídeos íntimos da pessoa que estão em poder de terceiros. Os criminosos ameaçam divulgar tudo se a vítima não pagar o valor estipulado.

Os usuários do site podem ficar tranquilos e continuar usar o site sem receio, mas é sempre importante lembrar que a segurança na internet é sempre uma questão muito delicada, por isso troque as senhas com frequência, escolha aquelas que contém números, letras e símbolos, use um bom antivírus atualizado e jamais abra e-mails suspeitos.