Luto: morre em casa um dos maiores cineastas da história: ‘ele sofreu’

PUBLICIDADE

O mundo do cinema perdeu um dos maiores cinema de todos os tempos. Quem confirmou a morte do artista foi seu próprio filho, Luciano, ao portal de notícias Associated Press (AP).

Neste sábado (15) morreu o diretor e cineasta italiano Fanco Zeffirelli aos 96 anos de idade. Ele morreu em casa por volta das 12h local, (7h de Brasília). “Ele sofreu durante um tempo, mas se foi de uma forma pacífica”, afirmou seu filho para a agência de notícias.

Carreira com ópera e Shakespeare

O diretor de cinema fez fama ao dirigir os clássicos ‘La Traviata’ e ‘Romeu e Julieta’, os quais ele recebeu uma indicação para o prêmio máximo do cinema, o Oscar. Ele também é responsável por produzir óperas e obras para a televisão.

Segundo a AP, o diretor encantava seus fãs com a sua visão romântica dos fatos e também por ser extravagante em certos momentos. Em uma entrevista de 6 anos atrás, ele disse que o público se lembraria dele por conta do longa ‘Romeu e Julieta’ de 1968, bem como a minissérie ‘Jesus de Nazaré’, de 1977, e do filme ‘Irmão Sol, Irmã Lua’, de 72.

Vida do cineasta

Ele nasceu no dia 12 de fevereiro de 1923 na cidade de Florença, Itália. Sua mãe teve um caso fora do casamento. Ela era uma costureira renomada, casada com um advogado, porém se envolveu com um cliente que vendia tecidos.

Como ela não poderia dar o sobrenome de seu marido ao filho nem de seu amante, ela escolheu um sobrenome que ouviu em uma ópera de Mozart, ‘Zeffiretti’, porém um erro de escrita acabou se tornando Zeffirelli. Ele foi um dos únicos cineastas a apoiar politicamente Silvio Berlusconi.