Greve Geral: metrô e trânsito estão parados em várias capitais do Brasil

PUBLICIDADE

A greve geral convocada para hoje está afetando a vida de milhares de pessoas por todo o Brasil, em Belo Horizonte, por exemplo, as estações de metrô amanheceram fechadas e muitos trabalhadores acabaram voltando para casa. A paralisação é um protesto contra a reforma da Previdência e os pais que saíram para levarem seus filhos às escolas, também enfrentaram problemas.

O Centro de Operações da Prefeitura, na capital mineira, informou que os trens não irão rodar na manhã desta sexta-feira (14). Em Contagem, a Estação Eldorado amanheceu com as grades fechadas e muita gente sem saber como chegariam ao trabalho.

A CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, informou que o Tribunal Regional do Trabalho determinou que os trens funcionassem no horário de 5h30 às 10 horas e depois de 16 às 20 horas, durante a greve geral, mas a liminar não estaria sendo respeitada.

Em São Paulo a situação é menos caótica, porque na noite de ontem um dos sindicatos de funcionários da CPTM desistiu da greve e depois o metrô avisou que iria penalizar aqueles funcionários que não trabalharem hoje. Mesmo assim, o transporte público amanheceu complicado em várias regiões.

A greve geral poderá atingir também as redes municipais e estaduais de ensino em São Paulo, pois os profissionais desta área decidiram participarem dos atos e protestarem no decorrer do dia.

No Rio de Janeiro, Curitiba e em Porto Alegre, a manhã também começou complicada, pois não houve uma adesão de 100% à greve, mas os funcionários que decidiram parar acabaram complicando o trânsito, porque muitas pessoas decidiram ir para o trabalho de carro.

Em Aracaju e Maceió, os ônibus do transporte coletivo não deverão circular e com isso muitos trabalhadores deverão faltar hoje ao serviço, ou pelo menos chegarem com grande atraso.