Crianças morrem após comer fruta popular; 31 mortes em apenas 10 dias, e pais se desesperam

PUBLICIDADE

Nestes últimos 10 dias, mais de 30 crianças já morreram na Índia e a principal suspeita é que o motivo tenha sido por uma doença que é causada por uma fruta muito popular por lá, a lichia. As mortes foram em alguns hospitais no distrito de Muzaffarpur, que fica em Bihar, região líder na produção da lichia, no país asiático.

A maioria das vítimas chegou a relatar sintomas que são comuns em pacientes com encefalopatia, que são as doenças que afetam o encéfalo, contando que tiveram confusão mental, sentiram fraqueza e até convulsões.

Outras 40 crianças que também relataram estes sintomas, foram atendidas em Unidades de Terapia Intensiva e estão em estado grave, as equipes médicas disseram que estão fazendo de tudo para salvá-las.

O que mais vem assustando a todos é que estes casos não são novidades na região e principalmente durante o verão muitas pessoas morrem com estes mesmos sintomas. A época de calor é justamente a temporada da lichia e a fruta é exportada para diversos países, inclusive o Brasil.

Investigadores que analisaram há anos as mortes que poderiam ser devido à fruta, alegam que estes sintomas são causados por infecções virais, bacterianas e até mesmo por contaminação decorrente de agrotóxicos, porém, os resultados dos exames não apontam nada disso.

Mas os cientistas descobriram que a possível causa seria a hipoglicemia, comum entre as vítimas e apontaram a lichia como a principal causa, mas alegaram que a fruta em si não matou as crianças e sim, um conjunto de fatores.

Elas eram de uma comunidade muito pobre, estavam desnutridas e a única coisa que comiam exageradamente eram as lichias. Tudo desencadeou a baixa da glicemia e o mau funcionamento do cérebro“, informou um estudioso.

Uma pesquisadora também comentou sobre o caso e relatou que não foi pelo fato de comerem 10 ou 20 lichias, como muitos fazem nas festas de fim de ano, mas provavelmente porque ingeriram 100 ou mais desta fruta.