1 a cada 10 mulheres sofrem de infecção de urina, aprenda como tratar esse problema

PUBLICIDADE

Muito comum entre as mulheres, a infecção urinária pode ser provocada por inúmeros fatores. Ela pode se desenvolver por causa de uma baixa imunidade, pela proliferação de bactérias, geralmente encontradas nas roupas íntimas não lavadas adequadamente. Também pelo excesso de calor, que deixa tanto as partes intimas suadas como a própria roupa. 

Independente do fator que provoca a infecção, na verdade elas são bem desagradáveis. O canal da uretra fica ardendo, a pessoa não consegue conter a vontade de urinar em continuação, e em alguns casos mais sérios a urina pode apresentar uma cor fora do normal ou ainda ter sangue. Nesses casos, é sinal que a infecção precisa de um tratamento médico o mais rápido possível.

O melhor método de prevenir essas infecções corriqueiras e comuns entre as mulheres, é consumir muito líquido, principalmente nos dias quentes. Usar roupas íntimas somente de algodão e as mesmas devem ser lavadas com sabão neutro e enxaguadas pelo menos 3 vezes. Sempre que tiver relações sexuais, o correto é urinar para que o canal da uretra fique sempre limpo. Para lavar as partes íntimas, recomenda-se sabonete neutro ou ainda o vegetal.

São procedimentos bem simples, mas que ajudam a prevenir esse tipo de infecção. Durante as infecções comuns, você pode optar por tratamentos alternativos e naturais, que geralmente são eficientes. Todavia, quando se trata de uma infecção séria com o agravante da alteração da cor da urina, o correto é procurar um médico especialista.

Tratamentos naturais e alternativos

Acerca dos tratamentos, é importante ressaltar que existem inúmeros tratamentos químicos, a base de remédios de farmácia, porém na postagem de hoje, o leitor vai conhecer técnicas alternativas que são naturais e feitas a partir de ervas que possuem propriedades medicinais que não somente aliviam os sintomas, mas também tratam a infecção de urina. 

Carqueja, aroeira, salsa, quebra-pedra e folhas de abacate, ambas são plantas com propriedades diuréticas, apresentam substâncias anti-inflamatória, tem ação antioxidante e no que diz respeito ao tratamento de infecção de urina, são as mais populares e mais indicadas. Recomenda-se tomar o chá ou a infusão dessas plantas de 3 a 4 vezes por dia. Por terem ação diurética, a infusão estimula uma limpeza profunda do canal da uretra expelindo as bactérias.

Uma segunda alternativa, é o chá feito a partir do cabelo de milho, ele também tem ação diurética e ajuda na eliminação das bactérias responsáveis pela infecção urinária. Ele pode ser combinado com a planta de alteia, que é rica em benefícios medicinais que atuam no tratamento da infecção.

Por último pode-se recorrer ao chá de alfazema e de vara-de-ouro, ambos fortalecem o sistema imunitário e atuam na limpeza do trato urinário. São populares e bem utilizados desde a antiguidade em tratamentos de infecções desse gênero.