Pés inchados podem ser um alerta de que o sangue está repleto de toxinas

PUBLICIDADE

Inchaço é sinal de que algo no organismo não está funcionando como deveria. Existem inúmeras explicações para os inchaços, sejam eles nos pés e tornozelos, como na região abdominal. A explicação mais comum para esse problema, é a retenção de líquido. Mas, pode ser um problema de má circulação, toxinas no sangue, vida sedentária, gravidez e outros.

A retenção de líquido geralmente é provocada pela má alimentação ou distúrbio hormonal e pode ainda ocorrer quando o organismo não está funcionando corretamente. Os fatores que levam ao inchaço nesses casos podem estar ligados ao mal funcionamento dos rins, do fígado, do intestino, por isso é importante e necessário desintoxicar o corpo vez o outra, para prevenir futuras implicações e ter uma saúde perfeita. 

Se o inchaço se concentra somente nos pés, é um sinal de que há muitas toxinas no sangue, do mesmo modo, mudanças bruscas de temperatura, quente ou frio, frio ou quente, também provocam inchaço nos pés e tornozelos e pode levar dias para desinchar nesses casos.
Se for um problema de toxinas no sangue, é necessário desintoxicar o mais rápido possível.

Para manter a saúde sempre em dia, é necessário cuidar da alimentação, principalmente no verão, período quando há mais probabilidade de inchaços e consequentemente retenção de líquido. Se a pessoa tem certeza que não sofre de má circulação, não passou por mudanças bruscas de temperatura, e ainda assim continua com os pés inchados, o melhor a fazer é partir para a desintoxicação. Pois pode ser que exista um acúmulo de toxinas e resíduos que estão provocando esse quadro. 

Dicas de como desinchar e desintoxicar o organismo

Primeiro passo é evitar a alimentação industrializada, corte esses alimentos da sua dieta, eles são ricos em corantes, xarope de glucose e outros. Esse tipo de alimento favorece a retenção do líquido, que posteriormente provoca o inchaço. O mesmo se aplica para as bebidas, refrigerantes, alcoólicos, doces, frituras. A melhor alimentação é aquela natural, rica em vegetais, legumes, carnes magras, cereais e etc.

Segundo passo é cuidar da alimentação. De preferência a frutas diuréticas, como o abacaxi e melancia, além de conterem água em abundância, são ricas em fibras e minerais que ajudam melhorando o funcionamento dos rins e intestinos. Do abacaxi pode-se aproveitar as cascas para fazer o chá, que é muito eficiente na eliminação do líquido retido e também super indicado na perda de peso.

O limão e o alho, também são indicados para a desintoxicação. O chá feito de limão e alho em jejum, ajuda a purificar o sangue das toxinas, e com isso o inchaço tende a desaparecer completamente. O limão tem propriedades adstringentes e é indicado para a limpeza do organismo em geral, o alho tem propriedades medicinais que favorecem o processo de limpeza.

O chá feito de salsinha também é considerado muito eficiente nesses casos. A salsa é diuréticas e atua de forma significativa na limpeza dos órgãos. Ela é rica em vitaminas do grupo A e C, e minerais como cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Consumir o chá diariamente, vai melhorar as funções do metabolismo, limpar estômago, rins, fígado e intestino. Com isso o inchaço desaparecerá.

Você também pode utilizar a seguinte receita: 5 ramos de salsinha; 1 pequeno pedaço de gengibre (4 cm); 1 litro de água. O preparo é bem simples, leve a água ao fogo e adicione o gengibre picado, espere levantar fervura e deixe ferver por 5 minutos, depois desligue o fogo, coloque a salsinha e tampe para abafar e deixe descansar até esfriar, coe a bebida e tome 3 x ao dia.