Escola dá troféu de aluno ‘mais irritante’ para menino autista e revolta pais

PUBLICIDADE

Rick e Estella Castejon tiveram uma surpresa desagradável em uma cerimônia de premiações na escola em que seu filho estuda. Enquanto eles assistiam alunos recebendo troféus de estudante ‘mais popular’, ‘mais engraçado’ ou ‘mais falante’, eles viram o seu menino, que sofre de autismo, recebendo o título de aluno ‘mais irritante’ da escola.

Esse evento marca o final de ano letivo de uma instituição de ensino do Estado de Indiana, Estados Unidos. De acordo com a imprensa americana, a escola já pediu desculpas e disse ter aberto uma ação disciplinar para a equipe pedagógica, porém não houve mais detalhes dado pela instituição.

“Achei que ele fosse levar um prêmio bacana. Aí anunciaram ‘criança mais irritante’.., a professora viu que eu fiquei chateado, e mencionou que as crianças fizeram as escolhas dos premiados, não os professores. Eu não entendi por que [os professores] deixaram que isso sequer fosse uma opção [o prêmio de ‘mais irritante’]”, disse o pai do menino.

A mãe concedeu uma entrevista para um programa de TV e na ocasião contou que o que mais irritou e humilhou foi ver o seu filho recebendo esse prêmio na frente de pessoas que ele nunca viu e não entender nada do que estava acontecendo.

O pai disse também que talvez a equipe da escola pensou estar fazendo apenas uma brincadeira engraçada não vendo nada de errado, só que ele diz não ver nem seu filho nem nenhum criança como irritante.

Os pais falaram durante a entrevista que o filho não se comunica verbalmente, mas deu a impressão de que ele não entendeu o que significava o ‘prêmio’ que ele recebeu.