Luto na TV: atriz pioneira em telenovelas morre de causas ainda desconhecidas

PUBLICIDADE

A atriz Mercedes Pascual, que se destacou no cinema, teatro e televisão,  morreu aos 88 anos, devido a causas ainda desconhecidas. “Queridos amigos, minha mãe já viajou para as estrelas”, escreveu sua filha Mercedes Olea através de sua conta oficial do Facebook.
Pouco antes, a filha pediu a seus amigos que rezassem pela saúde de sua mãe, embora ela não tenha especificado os detalhes. 

Mercedes Pascual foi uma das fundadoras da Companhia Nacional de Teatro e, nos anos 80, destacou-se pela participação em telenovelas como ‘Cuna de lobos’, em 1986; e ‘Teresa’, em 1989.
Devido a sua personalidade forte e elegância, os personagens de uma mulher rica e vilã na história foram constantes ao longo de sua carreira. 

Ela também se destacou em melodramas como ‘Viviana’, em 1978; ‘Simplemente María, em 1989; ‘Muchachitas’ 1991; ‘Retrato de Família’, em 1995; e ‘La Torch’, 1996.

Em 2018, ela foi indicada ao Prêmio Ariel, por seu trabalho no filme ‘Tamara’, em 2016.
Há três anos, no saguão do Teatro das Artes, o Centro Nacional de Artes, uma exposição foi feia em sua homenagem. 

Mercedes Pascual nasceu em Madrid, Espanha, em 25 de dezembro de 1930. Juntamente com sua família, aos nove anos de idade, migrou para o México como resultado da Guerra Civil Espanhola; e na década de 1950 tornou-se mexicana naturalizada. 

Sua carreira a iniciou como bailarina clássica, quando participou do Ballet Moderno de Belas Artes e do Ballet of the Fine Arts Opera. Sua preparação como atriz foi realizada por Seki Sano e pela Academia de Teatro Andrés Soler.

A atriz se casou duas vezes e teve duas filhas, Mercedes e Claudia. Através de suas redes sociais, a comunidade teatral, televisiva e cinematográfica expressou suas condolências pelo falecimento de Mercedes Pascual. 

“Lamentamos a morte recente da atriz México-Espanhol Mercedes Pascual, cujo legado permanecerá para sempre graças à sua prolífica carreira no teatro, cinema e televisão“, escreveu o Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura (Inbal).