8 erros comuns que você comete na luta contra a acne, o 8º a maioria faz sempre

PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm problemas com acne e isso acaba gerando um grande sofrimento. Algumas são realmente monstruosas e, por incrível, que pareça costumam aparecer em momentos impróprios.

Em muitas situações, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. O dermatologista vai auxiliar no tratamento mais indicado.

É importante investigar qual a verdadeira causa, pois várias situações podem desencadear o desenvolvimento das temidas espinhas. “Muitas vezes, o problema pode estar na alimentação; no uso de suplementos como o Whey Protein, que é rico em rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1 e que pode aumentar a produção de sebo; ou mesmo no hábito de lavar a pele excessivamente para se livrar da oleosidade”, afirmou a especialista Valéria Marcondes.

Veja abaixo os erros mais comuns que acabam fazendo com que você não consiga se livrar da acne.

1 – Aplicação de um tratamento pontual

Tratar a acne no local é uma reação completamente natural. No entanto, tratar quando o problema aparece pode não ser o ideal. O rosto tem muitas glândulas sebáceas que podem entupir e provocar o surgimento da acne. O ideal é que o tratamento seja feito no rosto todo, pois as substâncias secativas auxiliam a prevenir o aparecimento de novas espinhas.

2 – Usar produtos somente quando aparece a acne

Quem sofre com o problema costuma apresentar melhoras. O ideal é manter o tratamento constantemente e não apenas quando as espinhas aparecem. Usar os produtos indicados pelo profissional é o mais indicado, pois ele vai orientar por quanto tempos a rotina de tratamento vai durar.

3 – Espremer as espinhas

É uma grande tentação não apertar, principalmente as mais monstruosas. “ A acne é em grande parte inflamatória, por isso, se você não trata sua pele da maneira certa, você só vai criar mais inflamação”, afirmou a profissional. Nesse período o ideal é evitar tratamentos agressivos e fazer uso de esfoliantes químicos que ajudam a renovação das células.

4 – Uso abusivo de produtos

O peróxido de benzoíla é um ingrediente antibacteriano usado no combate a acne. Mesmo em baixa concentração, a substância mesmo em quantidade pequenas mata as bactérias causadoras de acne. Porém, quantidades elevadas podem ser irritantes para a pele.

5 – Acreditar em tudo que vê nas redes sociais

São várias receitas caseiras disponíveis na rede, inclusive usando cola e creme dental. Mas, isso somente vai fazer a pele ficar mais irritada e pode piorar a situação.

6 – Lavar o rosto rapidamente

Se o sabonete usado no tratamento parece não fazer o efeito esperado o motivo pode ser a maneira que você lava o rosto. As substâncias presentes no produto precisam de um tempo para fazer o efeito necessário na pele.

7 – Não usar hidratante

Existe uma diferença entre o teor de óleo e o de água na pele. Muitas pessoas podem ter a pele oleosa e não ter hidratação, são coisas distintas. É preciso ter um equilíbrio, por isso o ideal é usar um hidratante livre de óleo.

8 – Não cuidar da alimentação

É necessário aliar o tratamento com uma dieta saudável, senão não você não vai atingir o resultado satisfatório. O ideal é incluir alimentos ou suplementos que contenham probióticos, ômega 3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A. os alimentos ricos em zinco ajudam a controlar a produção de sebo, segundo alguns estudos.