Aprenda a fazer quiabo sem baba usando apenas um ingrediente, fica super sequinho

PUBLICIDADE

O quiabo é um alimento altamente nutritivo, rico em vitaminas e minerais, serve como suplemento alimentar para quem malha e tem muitos benefícios em geral para a saúde. Ele é rico em vitamina K, C, E, A, apresenta ácido fólico, tiamina, piridoxina, niacina e ácido pantotênico. O quiabo é um alimento que serve de aliado tanto para emagrecer como para prevenir doenças. Recomenda-se seu consumo diariamente.

Infelizmente nem todos apreciam muito esse alimento por causa da baba que ela libera quando está sendo refogado na panela. O que poucos sabem é que existe um modo de cozinha o alimento de modo que ele fique sequinho e crocante, basta usar um ingrediente e pronto, a baba desaparece.

Você pode usar suco de limão ou vinagre de maçã, todos os dois ingredientes funcionam muito bem. Desde a preparação do alimento, é necessário seguir algumas regras, como por exemplo, lavar um por um e secar. Esse procedimento também vai evitar a formação daquela baba quando estiver em contato com o calor da panela. Portanto, aconselha-se lavar bem os quiabos e secá-los, para depois picar e jogar na panela.

Algumas pessoas depois de terem cortado os quiabos, já usam algumas gotas de limão por cima do alimento, mas o ideal mesmo, é refogar ele primeiro. Logo, uma vez que você cortou em rodelas, jogou na panela e ele começou a liberar aquela baba, use o suco de 1 limão para eliminar a baba. Importante não jogar todo o suco de uma vez, coloque aos poucos e vai mexendo de vez em vez, de modo que o quiabo absorva totalmente o suco e assim a baba desapareça.

Uma outra dica bem popular e que funciona bem, é colocar os quiabos de molho na água com limão ou vinagre. Depois de lavados e cortados, costuma-se se colocar de molho em uma bacia com água e limão e deixar repousando por 30 minutos, nesse caso o quiabo depois de pronto fica suculento, e se você usar o limão diretamente no vegetal na hora de refogar, ele vai ficar mais sequinho.

O quiabo além de ser gostoso, como já citado, é muito nutriente e o corpo precisa das propriedades existentes no alimento. Portanto, consumi-lo com frequência é uma ideia saudável que favorece todo o organismo. Pessoas que sofrem de diabetes por exemplo, encontram na baba do quiabo, substâncias que ajudam no controle da glicose, do mesmo modo, quem consome o alimento com frequência, tem menos probabilidade de sofrer acidentes cardiovasculares.

Depois de refogado e sequinho, o quiabo pode ser utilizado em práticos típicos como “frango e quiabo, especialidade mineira, ou no prato baiano caruru (camarão e quiabo), ou em saladas, frito, apenas refogado, existem muitos modos de consumo desse vegetal, basta usar a criatividade.
Lembre-se que tanto faz usar o limão como o vinagre, os dois possuem o mesmo efeito sobre a baba do quiabo.