Especialistas fazem grave alerta: fora do carro bebê não deve dormir na cadeirinha

PUBLICIDADE

A cadeirinha de bebê é um acessório fundamental para os pais colocarem os pequenos no carro. O equipamento é de extrema importância, pois ele é capaz de assegurar a integridade física da criança em caso de acidentes envolvendo automóveis. Inclusive, existem relatos de bebê que sobreviveram a graves acidentes de trânsito devido ao equipamento.

No entanto, o que talvez muitos pais não saibam é que a criança não deve ficar dormindo na cadeira quando estiver fora do carro. Especialistas da AAP, Academia Americana de Pediatria, fizeram o alerta. De acordo com um estudo, os bebês têm mais risco de morrerem vítimas de sufocamento quando dormem no acessório do que quando estão dentro do berço.

Os estudiosos analisaram casos de morte de crianças entre os anos de 2004 e 2014. Segundo a análise, os especialistas chegaram à conclusão de que os riscos de uma criança sufocar e vir a óbito dormindo na cadeirinha é muito maior. “Usar a cadeirinha para as crianças pequenas dormirem em um contexto no qual elas não estão viajando é um risco”, concluiu os especialistas.

Um outro dado da pesquisa revelou algo extremamente importante. Segundo o estudo, os riscos dos pequenos perderem a vida dormindo no acessório também são maiores quando eles estão sob a supervisão de uma babá ou na creche, sendo menor quando estão sendo cuidados pelos responsáveis, como o pai ou a mãe.

O que pode ocasionar a morte da criança na cadeirinha é a asfixia postural, que também é chamada de asfixia posicional. Isso acontece quando as crianças têm a respiração bloqueada por causa da posição da cabeça, que pode acabar ficando caída de lado ou para frente.

Além de evitar que a criança durma na cadeirinha quando estiver fora do veículo, os pais ou responsáveis devem ficar atentos com viagens muitos longas com os pequenos. Principalmente, nos primeiros meses de vida. O mais indicado é que o bebê fique no acessório um tempo máximo de 20 minutos.