in

Aplicativo mostra se seguidores do presidente Jair Bolsonaro são fake

UOL
Publicidade

Hoje em dia, a tecnologia é uma ferramenta crucial e muito importante no mundo da política. Muitos políticos, inclusive o presidente Jair Bolsonaro, utilizam dessa importante ferramenta para divulgar suas decisões diretamente aos seus milhões de seguidores espalhados em todo o país.

Publicidade

Mas o que muita gente não sabe é que alguns perfis que seguem o presidente são robôs; ou seja, softwares que são programados para seguir, curtir e compartilhar notícias e comentários nas redes sociais.

Publicidade

Segundo dados divulgados no portal UOL, atualmente, mais de 60% dos seguidores de Jair Bolsonaro são ‘bots’, ou seja, robôs online. Na época de Dilma Rousseff, a pesquisa havia apontado que 47,1% dos seguidores da presidente petista eram robôs.

E para facilitar a vida de quem trabalha com divulgação de páginas, foi inventado o programa chamado Fake Followers Audit, que é capaz de rastrear quantos usuários de redes sociais são perfis falsos, inativos ou robôs. 

Publicidade

O programa é utilizado da seguinte forma: ele escolhe aleatoriamente uma certa quantidade de seguidores para que seja feita uma análise, a partir daí, o programa faz o cálculo de quantos usuários são verdadeiros e ativos através da movimentação das contas e quantos são usuários fakes, que utilizam a rede social para outros fins.

Mas como tudo nessa vida, existe o lado bom e ruim dos robôs. Muitos são utilizados para fiscalizar gastos parlamentares e divulgar as descobertas nas redes sociais, já que são programados por seres humanos, esses softwares podem desempenhar um importante papel de fiscalização dos gastos públicos.

O lado ruim dos ‘boots’ é que eles podem divulgar fake news, notícias falsas, plantadas para denigrir a imagem de uma pessoa ou de uma instituição; no caso da política, podem acabar com a imagem de um eventual candidato, manipulando a opinião do eleitorado.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da plataforma I7 network, já trabalhou em outras plataformas de internet, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado. Os principais assuntos do mundo esportivo estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, um dos maiores e melhores sites esportivos da internet.

Agente de Cristiano Ronaldo negocia sua saída da Juventus

Polícia vai atrás de Neymar na concentração da Seleção, e o que atleta faz surpreende