Barragem da Vale: talude movimenta 42 cm por dia, e Barão de Cocais segue em alerta máximo

PUBLICIDADE

Muitos moradores de Barão de Cocais alegam que nem estão conseguindo dormir à noite e passam o dia esperando que as sirenes sejam acionadas a qualquer momento. Desde que a Vale admitiu o risco real do rompimento de mais uma barragem, que a vida de todos mudou na cidade mineira.

De acordo com a ANM – Agência Nacional de Mineração, a velocidade de movimentação da porção inferior do talude na Mina Gongo Soco já é de 42,4 centímetros por dia. A notícia, divulgada neste domingo (02), deixou a população ainda mais assustada.

Nesta última sexta-feira, uma pequena parte do talude chegou a se desprender e ficou acomodado no fundo da cava da mina, a Defesa Civil informou que o tamanho do fragmento é de 600 m². De acordo com o major Marcos Afonso Pereira, esse fragmento que se desprendeu corresponde a apenas 1% da área total que ameaça a mina.

A Vale avaliou a situação e disse que a barragem Sul Superior não foi afetada até o momento e acredita que o restante do talude deverá acontecer de forma gradativa e sem maiores consequências.

Dezenas de bombeiros estão em Barão de Cocais e região, além de 10 viaturas, dando todo suporte necessário à população e prontos para qualquer tipo de emergência.

A ANM estava apreensiva de que a queda do talude fosse brusca e, com isso, a barragem Sul Superior poderia ser afetada por causa da vibração decorrente do colapso, por isso, desde março, o alerta está no nível máximo e muitas famílias até já foram retiradas de suas casas.

Por enquanto, o nível de alerta não será reduzido e a população de Barão de Cocais continuará convivendo com o medo de que uma tragédia possa acontecer.