Urgente! Talude movimenta 33 centímetros por dia e Barão de Cocais espera por tragédia

PUBLICIDADE

A movimentação do paredão da cava da mina de Gongo Soco em Barão de Cocais continua aumentando e se antes era de 6 centímetros por dia, agora é de 33,4, de acordo com a ANM – Agência Nacional de Mineração.

Nesta última sexta-feira (31), uma pequena parte do talude deslizou para dentro da cava, mas não causou nenhum transtorno. A Defesa Civil informou que a estrutura que deslizou tem cerca de 600 m² e não afetou a barragem Sul Superior que encontra-se a cerca de 1,5 km.

O Corpo de Bombeiros acredita que acontecerá um escorregamento lento e tem mais de 30 militares em Barão de Cocais dando todo suporte à população.

As famílias retiradas de suas casas não sabem quando poderão voltar e quem mora na zona de risco convive com o medo de que a qualquer momento as sirenes poderão ser acionadas e precisarão sair correndo, levando só alguns pertences e documentos.

Desde fevereiro que cerca de 500 pessoas foram retiradas da área próxima à mina, a ‘zona de autossalvamento’. Outras 6 mil pessoas vivem a cerca de 15 km do talude e deixarão suas casas se a barragem vier a se romper.

A Sul Superior tem 6 milhões de m³, quase metade da barragem que rompeu em Brumadinho e matou mais de 200 pessoas. Em Barão de Cocais, a população já fez dois simulados e a Defesa Civil mostrou o que as pessoas devem fazer e para onde precisam correr se as sirenes tocarem.

Muitos moradores alegam que já não aguentam mais conviver com o medo de que a qualquer momento a barragem poderá se romper e sonham com o dia em que este pesadelo terá fim.