População de Itabira irá se preparar para o caso da barragem da Vale vier a se romper

PUBLICIDADE

A Vale prepara o maior simulado já realizado no país, pois mais de 12 mil pessoas em Itabira, Minas Gerais, deverão participar da preparação para a tragédia, pois todos devem saber o que fazer caso haja o rompimento de uma outra barragem da mineradora.

A simulação deverá acontecer no mês de junho, segundo informou o coordenador-adjunto da Cedec – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o tenente-coronel Flávio Godinho. Itabira tem 15 barragens registradas na Agência Nacional de Mineração e todas elas pertencem à Vale.

Cinco destas barragens ficam próximas a centros urbanos e Itabira abriga uma das maiores do país, são mais de 400 milhões de metros cúbicos de rejeitos, ou seja, mais de 33 vezes maior do que a barragem que causou a tragédia em Brumadinho.

Esse será o maior simulado já realizado no Brasil, uma vez que é grande o número de pessoas que se encontram em locais de perigo. A princípio, esta simulação seria realizada no dia 29 de junho, mas acabou sendo adiada para 6 de julho.

Enquanto isso, a população fica em pânico e muitos acreditam que é tempo demais para esperar até a realização do simulado, já que a população não tem ideia do que fazer e nem para onde ir, caso a barragem venha a se romper. Enquanto a simulação não acontece, moradores das áreas de risco em Itabira vão convivendo com o medo e a incerteza.

Em Barão de Cocais, a população já realizou o simulado, mas segue agonizando, com a incerteza de quando a barragem poderá romper. O talude continua se movimentando diariamente e ninguém sabe ao certo quando irá se soltar.