Sirene de barragem toca por engano em cidade de Minas Gerais e deixa população desesperada

PUBLICIDADE

A qualquer momento a barragem da Vale poderá se romper e causar grande destruição em algumas cidades de Minas Gerais, o que tem deixado a população em pânico e todos ficam dia e noite esperando pelo pior. E na manhã deste último sábado (25), os moradores de Santa Bárbara, região central de Minas Gerais, levaram um grande susto, pois algumas das sirenes foram acionadas por engano.

A cidade de Santa Bárbara é uma das que poderão ser afetadas caso haja o rompimento da barragem Sul Superior, da Vale. A mineradora AngloGold Ashanti acabou acionando suas sirenes por engano e deixou todos em pânico.

Mais tarde a Anglo divulgou uma nota explicando o que aconteceu e disse que estava atendendo a um pedido feito pela Defesa Civil de Santa Bárbara e por isso precisou fazer uma preparação preventiva do sistema de emergência que serve justamente para alertar a população caso a barragem venha a se romper em Barão de Cocais.

A AngloGold Ashanti pede desculpas à população pelos transtornos e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos. A empresa reafirma seu compromisso junto à comunidade de sempre estar à disposição para colaborar“, se desculpou a mineradora através da nota divulgada.

A simulação em Santa Bárbara foi realizada no último mês de março pela Defesa Civil de Minas Gerais e todos os moradores foram orientados sobre o que fazer em caso de emergência.

Enquanto isso, o deslocamento do talude da mina de Gongo Soco já é de 20 centímetros ao dia, segundo a Agência Nacional de Mineração. A previsão da Vale é que o talude cairia até neste final de semana, mas apesar do prazo ter vencido, não significa que o risco terminou, muito pelo contrário.

O temor de todos é que o talude caia na cava e a vibração atinja a Barragem Sul Superior, que fica a 1,5 quilômetro de distância e assim ela poderá se romper. Caso isto aconteça, a população de Barão de Cocais terá pouco mais de uma hora para deixar suas casas e correr para os locais seguros, já determinados.