Barragem em Barão de Cocais está prestes a se romper e prefeito avisa: ‘não aceito mortes’

PUBLICIDADE

A população de Barão de Cocais vendo tendo dias de muita angústia, pois sabe que a qualquer momento a barragem da Vale poderá se romper, inclusive muitas famílias já foram retiradas de suas residências e muitas outras terão que fugir às pressas no caso das sirenes serem acionadas.

O prefeito da cidade mineira, Décio Geraldo dos Santos, disse que já avisou a todos que não aceitará mortes em Barão de Cocais e completou: “estamos preparados para o pior, exatamente como deveríamos“.

Existe um plano de fuga, para que todos os moradores das áreas que serão afetadas caso a barragem venha a se romper, para que deixem suas casas imediatamente, inclusive os idosos e a pé, todos deverão se dirigir a um dos sete pontos de encontro que estão espalhados em vários pontos da cidade. Ninguém deve usar carro, a fuga deve ser a pé e as pessoas terão pouco mais de uma hora para sair de casa e chegar ao local combinado.

O prefeito de Barão de Cocais disse que quando a barragem romper ele deixará seu gabinete e caminhará calmamente até um dos pontos de encontro, estando ciente que todos estarão salvos e completou: “ligaria para todas as pessoas que preciso para manter todos em segurança, inclusive os acamados“.

Mas o prefeito admitiu que a população está assustada desde fevereiro, quando as sirenes tocaram pela primeira vez. Três povoados na área rural foram evacuados imediatamente e desde então, muitos não conseguem mais dormir direito, pois sabem que a qualquer momento poderão ter que sair correndo de suas casas.

O prefeito ainda reclamou da falta de apoio da Vale, alegando que era preciso dar uma ajuda financeira para cerca de 400 pessoas que precisaram ser retiradas de suas casas, deixando para trás os imóveis e muitos pertences. Enquanto isso, todos aguardam o possível rompimento da barragem na cidade.