Urgente! Barragem em Barão de Cocais pode romper, movimentação de talude é de 20 cm

PUBLICIDADE

A ANM – Agência Nacional de Mineração, informou na manhã deste domingo, dia 26, que a movimentação do talude aumentou e que em alguns pontos já chega a 20 cm por dia, por causa disso, poderá ocorrer o rompimento a qualquer momento na mina da Vale, deixando a população de Barão de Cocais ainda mais apreensiva.

Neste último sábado havia sido detectado um deslocamento de 19 cm em vários pontos. Esse talude é aquele paredão que fica acima da cava de mineração e está repleta de água. Caso este paredão venha a cair, poderá afetar a barragem Sul Superior que encontra-se a 1,5 quilômetro de distância.

O rompimento do talude já é visto como certo pela mineradora e também as autoridades, o que não se sabe ainda é o que poderá acontecer em seguida, mas há duas possibilidades, sendo que uma é causar grande tragédia na região. Caso não haja o rompimento da barragem, ainda assim, a água da cava poderá transbordar e atingir vários rios, poluindo a água.

Wagner Nascimento, chefe da Divisão de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Mineração, informou que não tem como prever o dia exato que esta ruptura do talude irá acontecer, mas tudo indica que será ainda neste domingo. Ainda segundo Wagner, esta movimentação vem sendo acompanhada desde 2012, só que nos últimos meses ela tem aumentado muito, pois antes era de 10 cm por ano e agora chegam a 20 cm por dia.

A população de uma das áreas de risco já foi retirada do local e muitos outros moradores de Barão de Cocais estão em alerta máximo, pois se houver o rompimento da barragem, eles terão pouco mais de uma hora para deixarem suas casas e seguirem para o ponto de encontro.