Barragem em Barão de Cocais pode se romper neste domingo e os moradores estão fugindo

PUBLICIDADE

Nestes últimos dias, a Agência Nacional de Mineração informou que a movimentação no paredão, que está prestes a ceder em uma mina da Vale em Barão de Cocais, aumentou sua dilatação e o desabamento pode acontecer a qualquer momento, o que afetaria a barragem e poderia causar uma nova tragédia.

Na noite deste último sábado (25), o boletim mostrou que há pontos do paredão em que a velocidade de deslocamento já atinge 19 centímetros por dia e isto mostra claramente que a estrutura irá realmente ruir.

A previsão da Vale é que a tragédia não passaria de ontem, mas agora acredita-se que será neste domingo (26), por isso as autoridades estão em alerta máximo e acompanhando de perto a situação. Profissionais estão em uma sala acompanhando tudo em tempo real.

Especialistas estão trabalhando com duas hipóteses, onde a de menor risco os blocos de pedra irão cair dentro da cava da mina já desativada e que funciona hoje apenas como um reservatório de água e nada aconteceria. Mas a hipótese mais provável e também a mais perigosa, é que o deslocamento destas rochas irá desestabilizar a barragem que se encontra cheia de rejeitos de minério e ela irá se romper, causando grande destruição.

Os moradores estão abandonando suas casas, já prevendo uma tragédia em Barão de Cocais, eles deixaram quase tudo para trás, levando apenas o que era estritamente necessário, sendo que muitos foram separados até mesmo de seus animais de estimação.

A Vale está recolhendo estes animais e levando todos para um abrigo. Uma mulher de 52 anos está arrasada porque não queria se separar de sua cadela, a Lupita, que foi levada para outra cidade e ela nem sabe onde. Eva Aparecida está indignada e disse que pedirá à mineradora para levar até sua cachorra porque não quer ficar separada dela.