Urgente! Barragem pode romper em Belo Horizonte e população se prepara para uma tragédia

PUBLICIDADE

Em alguns bairros na região norte de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a situação é de pânico por causa da possibilidade de rompimento de uma barragem da Vale, inclusive a mineradora, juntamente com a Defesa Civil, irá realizar um simulado com a população neste sábado, dia 25.

Às 16 horas as sirenes serão acionadas, mas a partir das 14h30 as equipes já estarão no local para orientar a todos. Moradores dos bairros Beija-Flor e Maria Tereza poderão ser atingidos, caso a barragem Forquilha I venha a se romper.

Desde a última quinta-feira, dai 24, que a Defesa Civil vem entregando convites e também orientações para os moradores da região. Mais de 800 pessoas foram convidadas para participar da simulação que acontece hoje.

A Defesa Civil de Belo Horizonte acredita que centenas de imóveis encontram-se na área de risco e os moradores precisam saber exatamente o que fazer, caso a barragem venha a se romper.

No simulado de hoje, a população receberá toda orientação necessária de como deverá agir caso a Forquilha I venha a se romper. Os participantes deverão se dirigir até os pontos de encontros, seguindo as rotas de fuga.

De acordo com dados da Defesa Civil, o rompimento da barragem Forquilha I, viria a aumentar rapidamente o volume do Córrego do Onça, que iria transbordar e atingir os imóveis localizados nos bairros que estão na área de risco.

A Vale está com alerta máximo para o risco de rompimento desde o dia 27 de março para as barragens Forquilha I e III, em Ouro Preto. Em fevereiro, dezenas de pessoas foram retiradas de suas casas por causa do risco de rompimento. Estas barragens foram construídas pelo mesmo sistema utilizado em Brumadinho.