Preço do ovo equivale a 93 milhões de litros de gasolina; saiba onde está acontecendo isso

PUBLICIDADE

No Brasil, a população reclama do alto preço da gasolina, pois isto acaba pesando não só na hora de dar um passeio ou ir para o trabalho, como também acaba afetando os preços das mercadorias que são transportadas. Mas na Venezuela, o preço de um ovo custa o equivalente a 93,3 milhões de litros de gasolina.

Pode até parecer um absurdo para os brasileiros, mas o país vizinho está doando seu combustível por causa da hiperinflação e da estagnação dos preços, a situação por lá está caótica.

Para se ter uma ideia, para encher um tanque de 50 litros, o valor gasto é de 0,0005 bolívares, sendo praticamente impossível de calcular de forma exata, uma vez que o menor valor de uma cédula na Venezuela é de dois bolívares.

Chegaram a eliminar 5 zeros da moeda venezuelana, só que por causa da alta inflação, as novas notas já perderam valor praticamente. A estimativa é que este ano a inflação na Venezuela chegue a 10.000.000% até o final deste ano, de acordo com as projeções do FMI – Fundo Monetário Internacional.

A título de comparação, enquanto um litro de combustível na Venezuela custa 0,00001 bolívares, o ovo sai por 933 bolívares. Os economistas são unânimes em afirmar que após abastecer o tanque do veículo em um posto de gasolina, o motorista dá uma gorjeta ao frentista porque o preço do combustível por lá é praticamente zero.

E enquanto os venezuelanos contam com a gasolina mais barata do mundo, enfrentam escassez de vários alimentos, medicamentos, energia e enfrentam muitos outros problemas, não havendo uma previsão para que as coisas se resolvam por lá.