Após chuvas, barragem poderá romper a qualquer momento e atingir escola

PUBLICIDADE

A Defesa Civil de Juquitiba e também do estado de São Paulo, juntamente com o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, precisaram interditar as imediações de uma represa no município, pois a mesma está correndo grande risco de ter sua estrutura de barragem rompida e a população está em pânico.

Uma das preocupações, caso a barragem venha a se romper, é com a Escola Estadual Eliana Fischer Bambi Delfino Pinto, que fica próxima ao local de perigo, inclusive as aulas estão suspensas desde a última segunda-feira (20).

As autoridades também já interditaram um trecho da Rodovia Régis Bittencourt, para evitar que motoristas sejam atingidos no caso de uma tragédia. A prefeitura de Juquitiba informou que nos últimos dias tem chovido forte na região e com isso o nível da água subiu muito em uma das quatro barragens.

O secretário de administração do município informou que todas as medidas estão sendo tomadas como uma cautela para evitar que o pior venha a acontecer. Se uma das represas vier a se romper, as outras também irão e isto aumentará ainda mais a área atingida.

O DAEE enviou engenheiros até o local de risco nesta última segunda-feira (20), onde fizeram vários estudos para que assim possam tomar as medidas certas. Hoje foram levadas duas bombas de sucção de água até a barragem para começar a drenagem e assim tentar reduzir a possibilidade de risco.

A prefeitura acredita que os trabalhos de reparo serão concluídos até na próxima sexta-feira (24) e se ficar confirmado que o risco da barragem romper não existe mais, as aulas poderão ser retomadas na segunda-feira, dia 27.