Pedestre que atravessar a rua usando o celular poderá ser multado

PUBLICIDADE

O Smartphone chegou para mudar radicalmente a vida de todos. Com esse pequeno aparelho, é possível ficar em contato com os amigos e familiares, resolver assuntos ligados ao trabalho, conferir as últimas notícias, pesquisar mapas, conferir preços, realizar compras e muito mais.

Na palma da mão, as pessoas têm um mundo de informações e serviços. Mas o problema é que muitos não conseguem largar o celular nem quando deveriam, por exemplo, no momento em que vão atravessar a rua.

Em Nova York, Estados Unidos, quem usar o celular enquanto atravessa uma rua ou avenida poderá ser multado em até 250 dólares, caso venha a ser aprovado um projeto de lei que já encontra-se no Senado, sendo debatido.

O texto foi apresentado no dia 14 deste mês, e a intenção é proibir o uso de Smartphone e qualquer outro dispositivo eletrônico quando uma pessoa está cruzando vias. Nada de celulares, tablets, notebooks, relógios inteligentes; é preciso tomar cuidado para evitar ser atropelado.

Somente poderá usar os aparelhos eletrônicos as equipes de resgate e emergência em serviço, assim como os policiais e demais agentes no horário de trabalho.

A primeira multa ficará entre 25 a 50 dólares. Em caso de reincidência, o valor sobe para 100 a 405 dólares. E se o cidadão cometer o crime pela terceira vez, então o valor da multa será de 250 dólares.

Depois de analisado por comissões do Senado, o projeto será votado em plenário. Ano passado, a Câmara analisou um projeto semelhante e o mesmo foi reprovado. De acordo com a Associação de Segurança Viária dos Estados Unidos, em 2018 foram 6.227 acidentes envolvendo pedestres nas vias do país, sendo que uma das principais causas é o uso de Smartphone.