Urgente! Barragem pode romper a qualquer momento em Barão de Cocais; Vale está em alerta

PUBLICIDADE

A população de Barão de Cocais, em Minas Gerais, está em pânico e a Vale segue em alerta máximo. A empresa sabe que o talude norte da Mina Gongo Soco pode se romper e isto pode acontecer em breve, pois a estrutura está se movimentando de 6 a 10 centímetros diários.

No dia 14 deste mês, a mineradora informou ao Ministério Público sobre a movimentação do talude e o risco de vir a ruir, o que poderia causar o rompimento da barragem Sul Superior e resultaria em mais uma tragédia.

Segundo a mineradora não é possível saber qual seria o impacto, caso haja o rompimento do talude, mas o certo é que todos estão preocupados e a população pronta para deixar suas casas. O talude é aquele paredão que fica bem acima da cava de mineração, que está repleta de água, sendo que a barragem Sul Superior se encontra a 1,5 quilômetros do local.

Existe um cenário menos grave, mas não menos preocupante, que é a possibilidade da água transbordar e neste caso não haveria o rompimento da barragem, só que os rios da região seriam atingidos.

Marcelo Barros, diretor de operações da Vale, fez um sobrevoo na região nesta última segunda-feira (20), ficando bastante preocupado com a situação e informou que a companhia está trabalhando com a pior das hipóteses.

“Como a segurança é prioritária pra gente, e a barragem é uma barragem de nível 3, a gente trabalha com a hipótese máxima”, comentou o diretor da Vale.

Para Barros, a situação é aguardar o momento em que isto irá acontecer e acompanhar tudo de perto para alertar a população caso a barragem venha a se romper e evitar o pior.