População de Barão de Cocais se prepara para tragédia caso barragem da Vale venha a romper

PUBLICIDADE

O vice-prefeito de Barão de Cocais, em Minas Gerais, informou que a população já está ciente do que pode acontecer nos próximos dias. A cidade mineira tem 28 mil habitantes e todos já sabem que a partir do próximo domingo (19), a barragem da Vale poderá romper e causar mais uma tragédia no estado.

Autoridades alertam que tendo como base o que aconteceu em Brumadinho, caso haja um rompimento de barragem em Barão de Cocais, a lama chegaria ao centro da cidade em uma hora e meia, aproximadamente e este seria o tempo que as pessoas teriam para serem avisada e deixarem suas casas imediatamente.

Neste sábado (18), será realizada uma simulação de evacuação e toda população foi convidada a participar, a Vale que é proprietária da mina Gongo Soco, estará atuando em parceria com a Defesa Civil para orientar a todos.

Partiu da Vale a decisão de comunicar aos órgãos públicos que havia um risco de ruptura da Barragem Sul Superior já nos próximos dias, caso a deformação de um talude continue avançando. Segundo a mineradora, o rompimento da barragem acontecerá entre os dias 19 e 25 deste mês.

Em nota divulgada, a empresa alegou que não existem elementos técnicos comprovando o problema no talude, que pode vir a provocar a ruptura da barragem, mas que mesmo assim decidiu reforçar o alerta.

E desde que o Ministério Público de Minas Gerais foi informado sobre o risco, a população de Barão de Cocais está em pânico e já se preparando para o pior, muitas famílias estão preparando tudo que poderão levar no caso das sirenes serem acionadas.

“O medo está nos olhos das pessoas. Muitas famílias estão deixando a cidade e indo para Santa Bárbara e outras cidades próximas”, disse um dos moradores ao portal UOL.