Fotos mostram momento em que menino cai no rio e guardas entram em ação

PUBLICIDADE

Fotos divulgadas pela agência Associated Press mostram um menino de 7 anos caindo no Rio Grande, que fica entre o México e Estados Unidos. Ele estava acompanhado de outras nove pessoas, sendo que cinco eram crianças.

De acordo com o jornal local San Antonio Express News, naquele dia o rio estava calmo e cheio, por conta da chuva. Porém, depois de liberação de água feita pelos reservatórios, as balsas onde os imigrantes estavam viajando viraram.

Os agentes que estavam na fronteira começaram a gritar na tentativa de arrumar uma forma de tirar todos da água. Desesperadas, crianças também começaram a gritar, quando um dos agentes pulou na água para salvar o menino de 7 anos, pois ele estava afundando devido a rápida correnteza.

Veja as fotos do momento dramático, onde o menino é resgatado:

No dia anterior outra balsa tinha virado e um garoto de 10 anos faleceu afogado e outras três pessoas ficaram desaparecidas. Os agentes relatam que essa situação ocorre todos os dias. Nos últimos sete meses já foram resgatadas 370 pessoas.

A agência da fronteira disse que normalmente não faz nada para retirar migrantes do rio, a menos que eles estejam correndo risco de vida. Os próprios guardas costumam não sair a noite para a própria segurança deles. 

Embora os guardas estejam presenciando cenas de desespero constantes e normalmente não fazem nada, eles tem feito intervenções para ajudar, pois provavelmente o lado humano esteja falando mais alto. De fato, eles não tem obrigação de ajudar, mas claramente o que os move é a empatia pelo próximo.