Barragem da Vale em Minas pode romper nos próximos dias e circulação de trem é alterada

PUBLICIDADE

Desde a última quinta-feira, dia 16 de maio, que o trem Vitória-Minas Gerais teve a circulação alterada e o motivo é que há um grande risco de rompimento do talude da mina Gongo Soco se romper nos próximos dias. Os usuários terão que se adaptar às mudanças porque elas são por tempo indeterminado, já que não á previsão de quando o problema será resolvido.

Essa rodovia teve início ainda no século XIX e naquela época o objetivo era o transporte ferroviário de passageiros e principalmente, facilitar o escoamento da produção cafeeira do Vale do Rio Doce. Em 1908 houve uma grande mudança nos planos e a meta passou a ser o escoamento do minério de ferro.

Hoje esta é uma das poucas ferrovias no Brasil que continuam fazendo o contínuo transporte de passageiros, sendo que muitos vão a trabalho e outros como turistas, pois é uma viagem agradável e que apresenta belas paisagens.

Em Barão de Cocais, a primeira vez que as sirenes da Vale foram acionados, foi em fevereiro deste ano, deixando a população em pânico e mais de 200 moradores foram retirados de algumas comunidades. Em março as sirenes foram acionadas pela segunda vez, quando a barragem Sul Superior entrou em alerta máximo. Nesta época, a Defesa Civil apontou sete pontos de fuga para a população de Barão de Cocais, caso houvesse o rompimento da barragem.

Nesta última terça-feira (14), a própria Vale admitiu que estava sendo registrada uma movimentação no talude norte da Cava de Gongo Soco e a Defesa Civil já avisou que a estrutura vem se deslocando cerca de 4 centímetros diariamente, por isso há o alerta de que a partir de domingo poderá acontecer o rompimento.

Quem parte de BH terá que embarcar em ônibus que serão alugados pela mineradora e levarão até a Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais e seguirá de trem a partir daí. Quem parte de Vitória irá desembarcar nesta mesma estação, seguindo de ônibus até o destino final.