Teste que promete diagnosticar problema de visão é verdadeiro ou falso? Saiba toda verdade

PUBLICIDADE

Desde o início deste mês de maio que começou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp uma imagem que promete um verdadeiro teste de visão para todos. É como se fosse um diagnóstico rápido, onde em poucos segundos a pessoa poderia descobrir se está enxergando bem, ou não.

A imagem traz um determinado número escondido e também um diagnóstico para a pessoa saber como foi no teste, conforme está descrito abaixo:

  • 3246: Astigmatismo e Miopia
  • 3240: Somente Astigmatismo
  • 1246: Somente Miopia
  • 1240: Olhos saudáveis

Os internautas logo observam muito bem a imagem e olham fixamente nos números, anotando em seguida o que está vendo. Claro que todo mundo quer ver o número 1240, mas nem todos conseguem e aí estas pessoas ficam preocupadas e pensando que tem um grave problema de visão.

Mas será que dá para confiar neste teste? Muitas pessoas já experimentaram e tem aquelas que ficaram satisfeitas com o resultado, pensando que graças a esta imagem descobriu algo importante, mas segundo o site e-Farsas, isto é tudo mentira, uma fake news que não deveria estar circulando na internet, pois acaba prejudicando as pessoas.

Este teste nada mais é que uma ilusão de ótica, tanto é que internautas sem problema de visão viram os números 3246, enquanto outros que até já usam óculos, viram 1240, que significa ‘olhos saudáveis’

Só isto bastaria para a pessoa descobrir que é mais uma fake news a circular na web, mas quem quiser aprofundar no caso é só fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar imagens bem parecidas, sendo que algumas estão com tonalidades diferentes e também trazem outros números.

Agora todos já sabem que quando quiserem saber se estão com algum problema de visão, devem se consultar com um oftalmologista.